Foi obtido como resultado:
- Mapeamento das etapas/atividades/funções/risco do pátio de Classificação, baseado no conhecimento/experiência de todos os envolvidos.
- Levantamento das atividades de maior risco de se tornar uma Ocorrência Ferroviária (Acidentes, Quase-Acidentes e Incidentes);
- Identificação das principais causas de Ocorrências Ferroviárias no pátio de classificação, agrupadas em critérios: Causas Comportamentais, Comunicação, Descumprimento de procedimento e Condições do pátio;
- Priorização de itens mais críticos e elaboração de Plano de Ação;
- Possibilidade de ganho na produção pela redução de ocorrências (Acidentes);
Esse trabalho foi transformado em artigo e:
- Apresentado no I SIC Vale (I Simpósio Interno de Confiabilidade)
- Submetido e aprovado na 1ª etapa do EXPOMAN 2010 (Congresso Brasileiro de Manutenção da ABRAMAN)
- Submetido e aprovado na 2ª etapa do EXPOMAN 2010 - 13 a 17 de SET/2010 (RS)
Link: Artigo FMEA na manobra ferroviária
Link: Apresentação FMEA no I SIC Vale_ PARTE 1
Link: Apresentação FMEA no I SIC Vale_ PARTE 2
Link: Aprovação na 2ª Etapa