quarta-feira, 21 de julho de 2010

FMEA NA MANOBRA FERROVIÁRIA - VALE

A Aplicação do FMEA (Análise dos Modos e Efeitos de Falha) no pátio de Classificação do Terminal Ferroviário de Ponta da Madeira foi um projeto de Engenharia de Confiabilidade que realizei junto à área de Operação Ferroviária da Vale em São Luís.

Foi obtido como resultado:
  • Mapeamento das etapas/atividades/funções/risco do pátio de Classificação, baseado no conhecimento/experiência de todos os envolvidos.
  • Levantamento das atividades de maior risco de se tornar uma Ocorrência Ferroviária (Acidentes, Quase-Acidentes e Incidentes);
  • Identificação das principais causas de Ocorrências Ferroviárias no pátio de classificação, agrupadas em critérios: Causas Comportamentais, Comunicação, Descumprimento de procedimento e Condições do pátio;
  • Priorização de itens mais críticos e elaboração de Plano de Ação;
  • Possibilidade de ganho na produção pela redução de ocorrências (Acidentes);

Esse trabalho foi transformado em artigo e:


  • Apresentado no I SIC Vale (I Simpósio Interno de Confiabilidade)
  • Submetido e aprovado na 1ª etapa do EXPOMAN 2010 (Congresso Brasileiro de Manutenção da ABRAMAN)
  • Submetido e aprovado na 2ª etapa do EXPOMAN 2010 - 13 a 17 de SET/2010 (RS)

Link: Artigo FMEA na manobra ferroviária

Link: Apresentação FMEA no I SIC Vale_ PARTE 1

Link: Apresentação FMEA no I SIC Vale_ PARTE 2

Link: Aprovação na 2ª Etapa